Cabelos Estilo Maquiagem Unhas
A Cor do Ano 2016: Rose Quartz (ou Rosa Quartzo)
15 de setembro de 2015 / por
A Cor do Ano 2016: Rose Quartz (ou Rosa Quartzo)

Como em todos os anos, a Pantone, empresa fornecedora profissional de padrões de cores para a indústria de moda, arquitetura, decoração e design, lança uma cor para seguir tendência nestas áreas. A cor do ano 2015 foi Marsala e seguiu firme e forte o ano todo. Foram lançados batons, esmaltes, roupas e muitas outras coisas e todo mundo amou. Mas agora Marsala está se esvaindo e a cor de 2016 já está em pé, e foi recebida com um tanto de, digamos, receio.

A cor do ano 2016 foi intulada Rose Quartzo ou Rosa Quartzo. É um rosa pastel puxado para o bege. Mas, é aí que está o receio. No quesito moda, cor fica ótimo em qualquer tom de pele, mas no quesito maquiagem ela já não é tão democrática assim… Mas é para isso que serve a cartela de shades da cor, com variações leves de uma mesma cor, e a gente consegue adaptar a cor para diversos meios. Dá uma ollhada nas variações exemplo que fiz da rose quartz.

A diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, acredita que tem uma razão psicológica na busca dos “blush colors“, para ela o fato da tecnologia estar tão presente 24 horas por dia criou grande parte da necessidade de buscar por conforto, cores suaves; a tecnologia é tão potente que as pessoas desejam parar o mundo e desconectar um pouco. Segundo ela, “a natureza calmante de cores nas coleções de primavera são liderados por Patone 13-1520 Quartzo Rosa, um tom persuasivo mas suave que transmite compaixão e um senso de compostura. Como um pôr do sol sereno, bochechas rosadas ou brotar de uma flor, Rose Quartz nos lembra de refletir despreocupadamente durante os ocupados meses de primavera e verão”.

Vamos ver algumas inspirações que separei de como a gente PODE usar a cor do ano em diversas áreas da nossa vida e COMO usar? Vem aqui que eu te conto…

 

Roupas

Em roupas, essa cor pode ser usada tanto como o foco do look, monocromática, quanto em conjunto com outras cores que a complementem. Combina muito bem com branco, bege e preto ou outras cores em tons pastéis como amarelo, salmão, verde e azul.

acordoano-rosequartz-roupas

 

Sapatos e bolsas

Deixei juntos, mas não precisam e nem devem ser utilizados juntos. Você pode combinar o sapato rose quartz com uma bolsa da mesma cor só que mais escura, talvez um rosa queimado, ou uma bolsa branca, ou em outras cores pastéis. Outra forma de aderir à cor, é apostar em florais que possuem tons de rosa, fica lindo!

acordoano-rosequartz-bolsassapatos

 

Maquiagem

E aqui nos encontramos no ponto negativo da cor. Em maquiagem, ela não cai bem em quase nenhum tom de pele. Mas, novamente, podemos usar suas variações. Aposte no rosa acizentado, no rosa puxado para o nude e para cor de boca, ou até no rosa mais escuro.Outra dica também é usar a cor como sombra iluminadora!

acordoano-rosequartz-maquiagem

 

Unhas

Nas unhas não tem regras! A não ser que você queira combiná-las com o look, neste caso, concilie elas com as cores e as mesmas dicas que passei nas roupas.

acordoano-rosequartz-unhas

 

Cabelos

Um tom pra poucos e muito difícil de se alcançar, pois precisa platinar o cabelo inteiro, de forma gradativa e uniforme, antes de entrar de cabeça nesse tom. Ou se você tiver californianas, pode investir em um tonalizante rosa nelas, ou até platinar só uma mechinha do cabelo e pintar de rosa.

acordoano-rosequartz-cabelos

 

Decoração

Outro ponto negativo, a cor não fica bem em ambientes corporativos e muito menos, digamos, másculos. hahahah Mas na decoração do seu quarto e seu home office pode cair de cabeça! Mas se não quiser tudo muito rosa, você pode apostar na cor em pequenos detalhes, como um vazinho de vidro branco com flores rosa, um quadro rosa, um espelho com moldura rosa, papel de parede floral rosa e até algumas almofadas. Outra dica bacana é dar uma cara nova pra sua cadeira de escritório revestindo-a com tecido rosa ou floral.

acordoano-rosequartz-decoracao

 

Casamentos

E não posso esquecer das noivinhas que casam em 2016, primeiramente, parabéns! Segundamente, dá um olhadinha nessa cor em casamentos,  fica super romântico.

acordoano-rosequartz-casamento

 

UPDATE: Apesar da grande repercussão da nova cor, a Pantone ainda não se pronunciou sobre. A rose quartz está apenas no trending top das possíveis cores de 2016. Muito provavelmente será ela a cor do ano de 2016, mas enquanto a Pantone não fizer a devida confirmação em comunicado oficial, deixarei aqui o update de que ainda não é oficial! A Pantone se pronunciou confirmando a Rose Quartz como cor do ano, mas não parou por aí, a novidade é que o ano de 2016 terão duas cores próprias, além da Rose Quartz a Serenity, que você pode conferir nesse outro post aqui. :)

 

O que acharam da cor? Usariam? Me conta nos comentários!

Gostou? Conta pra mim!

stylpro-cleaner-higienizador-pinceis-maquina

Lançamento: StylPro – O higienizador de pincéis que limpa e seca

tendencia-hair-piercing-rings

Tendência: Hair rings – Os piercings de cabelo

maquiagem-metgala2016

As maquiagens do baile de gala do MET 2016

como-descobrir-tom-subtom-pele

Como descobrir o tom e subtom exatos da sua pele

Sobre a autora

Patricia Sachs

Maquiadora, blogueira e publicitária. Autora e fundadora do blog Hypefemme, sobrevivendo há 23 invernos em Sâo Paulo. Metamorfa, mil em apenas uma e o que mais lhe der na telha, porque sim. Esfomeada, magrela de ruim e apaixonada por qualquer coisa capaz de empoderar uma mulher.

Comente também!

8 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Excelente post! Adorei a cor! Já tava de olho nela, ontem mesmo li um post gringo que ensinava a usar esse tom com o marsala, engraçado eu achar seu post agora, porque tava mesmo querendo ver idéias de como usar! Já, já vira hit (e também acho que usar na maquiagem vai ser o jeito mais difícil, eu mesma não curto muito esse tom pra make porque fica meio apagadinho em mim, mas se tiver batom com pigmentação boa, até rola. hehe)
    Bjs!
    http://www.seviranos20.com/

    • Que bom que gostou do post! Qual o blog gringo, tem o link ainda? Me interessei. hehe Acho que há alguns meses já tem virado hit, mas é um rosa mais acinzentado que tá fazendo a cabeça das meninas, como o batom Cashmere da Limecrime. Vamos ver se esse também faz sucesso! Na maquiagem vai ser mais paulera, eu mesma detesto essa cor de batom, mas acho que dá pra brincar com sombra iluminadora rosada, efeito strobbing etc e tal. O que acha?

      Vou dar uma olhadinha no seu blog! :) Beijão

  • Marina Sena disse:

    Oi, Patricia, legal o post. :)

    Eu também não curto muito essa cor pra maquiagem… Tenho dois batons nesse tom, um rosa beeem claro que fica péssimo com a minha pele e outro um pouco mais escuro q fica melhor, mas acabo usando um pouco.

    Mas gosto de usar uma bolsa q tenho nessa cor (na minha cabeça a cor dela é “goiaba” :DDDD) e realmente fica ótimo com detalhes florais na mesma paleta. Costumo usar também com looks escuros e monocromáticos, geralmente em preto, quebra a monotonia.

    Beijos.

    • Oi, Mari! Fico feliz que tenha gostado do post. Somos duas, porque eu também gosto de usar cores mais “menininhas” como rosa e outras cores pastéis, com preto e cores escuras, pra quebrar essa monotonia. Acho o efeito lindo! A cor goiaba é uma variação próxima do rosa quartzo, realmente, é um rosa puxado pro pêssego, né? Acho essa cor até mais bonita do que o rosa quartzo, hehehe.

      Beijos!

  • Nathalia Oliveira disse:

    Oi, Patricia! Tudo bem? Conheci o seu blog hoje e já amei cada detalhe. O título desse post me chamou bastante a atenção porque me interesso e trabalho diretamente com tendências. Como eu sou web designer, é de suma importância que eu me mantenha antenada. Amei a cor de 2016… O Marsala (de 2015) é um pouco mais sexy e terroso, digamos assim. E o Rose Quartz é mais romântico, delicado e doce. Adorei! (: Voltarei mais vezes, com certeza. Beijos :*

    • Oi, Nat! Que bacana, poxa, que bom que pude te ajudar! Assim como você, eu também trabalho diretamente com tendência, porque além de maquiadora sou designer gráfico. Exatamente, por ser um tom mais romântico, será mais difícil de ser adaptado no dia a dia, porque nem todo mundo curte esse estilo, né? Volte mais vezes sim, viu? :) Beijão!

  • Tati disse:

    Oie!!

    Na verdade essa ainda não é a cor de 2016 que vai substituir o Marsala.

    Pode ser que seja, uma vez que ela é o carro chefe e uma das 10 cores escolhidas para primavera-verão 2015 (no hemisfério sul) e para outono-inverno 2016 (para o norte), porém, Marsala continua no seu final de reinado, sem substituto oficial definido pela Pantone…

    No site oficial da Pantone, no menu Color Intelligence > Color of the Year, ainda não temos a cor do ano de 2016.

    No site da casa.abril temos uma matéria que esclarece isso: http://casa.abril.com.br/materia/nao-e-a-cor-de-2016-pantone-elege-cores-tendencia-da-primavera-verao

    Bjooo!